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HOTÉIS INOVAM E EXPERIMENTAM OS PRIMEIROS SINAIS DE RECUPERAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA


Despedindo-se do período mais crítico da pandemia, os hotéis e pousadas de Mato Grosso já experimentam os primeiros sinais de recuperação. Após amargar o índice de 5% de taxa média de ocupação de leitos no mês de abril, os empreendimentos estão encerrando setembro com aproximadamente 25% de ocupação. O bom resultado não se deve apenas a reabertura gradativa dos estabelecimentos, mas também à capacidade de inovação do setor.

É o caso de um empreendimento localizado no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. Embora seu público seja majoritariamente constituído por profissionais liberais e empresários, a administração decidiu investir na atração de novos públicos para driblar a crise. As ações de marketing desenvolvidas pela unidade vão da comercialização de “Day-use” com drinks inclusos nos finais de semana até à noite do pijama para os “baixinhos”.

“Promovemos essas ações no mês de agosto e o resultado foi bastante positivo. Alcançamos uma taxa de ocupação até 30% nos finais de semana, sendo que normalmente era de 5%. A maior parte do nosso público é do coorporativo e que, por consequência, se hospeda durante a semana. Porém o fenômeno do isolamento social fez com que muitas famílias passem a buscar um ‘oásis’ nos finais de semana, para refrescarem a cabeça com segurança. E é isso que decidimos oferecer no Hotel Delmond”, explicou o empresário Bruno Delcaro.

Embora os primeiros sinais de recuperação comecem a ser experimentados, o fluxo de hospedagem ainda está longe de voltar à normalidade. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT), Jack Abboudi, a expectativa é de que o setor retorne aos índices anteriores, de uma taxa média de 60%, só no final do ano que vem.

De acordo com a entidade, dos cerca de 650 hotéis e pousadas existentes em Mato Grosso, aproximadamente 40 encerraram as atividades de vez. Alguns fecharam as portas em abril, pior mês da crise, e reabriram depois. “Embora seja inegável o impacto da pandemia no setor, devemos agradecer por esse início de retomada. É um sinal positivo, que nos anima. Quem conseguiu se manter, agora deve inovar, criar novos produtos e atrair outros públicos para o seu negócio”, analisou Abboudi.

Protocolos de segurança – desde o início da pandemia, a ABIH-MT e a Associação Brasileira das Governantas (ABG) estabeleceram protocolos com recomendações, visando garantir a segurança de hóspedes e funcionários, que vão desde o uso indiscriminado de álcool gel e máscaras, até protetores faciais. Também foram recomendados cuidados específicos na troca e higienização de toalhas e roupas de cama, além da limpeza frequente dos filtros dos condicionadores de ar, entre outras medidas, Tudo para proporcionar aos hóspedes a tranquilidade, conforto e segurança.

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