top of page

‘Semana do Turismo’ terá palestras, divulgação de atrativos e até distribuição de mojica de pintado


Foi lançada na manhã desta quarta-feira (11) a ‘Semana do Turismo’, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, com ampla programação. A organização é do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) em parceria com a Secretaria Adjunta de Estado de Turismo (Seadtur). Durante os três dias, haverá divulgação dos atrativos turísticos do estado (com ofertas de descontos) e até distribuição de mojica de pintado na Praça Alencastro.

“Estamos aqui hoje com um grande objetivo, que é trazer o turismo cada vez mais forte de Mato Grosso, popularizar cada vez mais o turismo do estado. Muitas vezes as pessoas conhecem Europa, Estados Unidos, mas não conhece Chapada, Pantanal, Nobres... e muitas outras regiões belíssimas que temos aqui”, declarou, no lançamento, o presidente do sindicato, Luís Carlos Nigro.

Estiveram presentes no lançamento também o secretário adjunto de estado de cultura, Paulo Traven, o secretário adjunto de Estado de turismo, Jeferson Moreno, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso, Manoel Procópio, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Francisco Vuolo, e Jaime Okamura, representante do Trade Turístico. “Dentro dessa programação, a Prefeitura é parceira para apoiar no evento em geral. Temos uma série de programas para fazer a parceria durante o evento, e algumas reivindicações que o Luís Carlos nos fez nós vamos atender, em especial um painel de LED que vai ser instalado na Praça que sejam projetados os vídeos, material promocional de cada município que vira participar desse belo evento. E também estaremos com um CAT móvel participando”, declarou Vuolo.

Para o secretário adjunto de turismo do Estado, Jeferson Moreno, a parceria entre o sindicato e a secretaria é ideal para alcançar o objetivo que ele tem desde que assumiu o cardo. “A gente vem com um mote, que eu estou trabalhando muito forte na Secretaria de Estado, que é o Mato Grosso para os mato-grossenses. Nós temos que nos empoderar dos nossos atrativos, do que a gente tem dentro do estado de Mato Grosso”, afirmou. Segundo Jeferson, a parceria quer, ainda, trazer descontos especiais para quem quiser conhecer o estado, além de investir no Mapa do Turismo, em parceria com o Ministério, e ações paralelas.

Programação A Semana do Turismo começa no dia 25 de setembro, quarta-feira, com o ‘Turismo na Praça’. Neste dia, produtos que Mato Grosso tem a oferecer para quem vem visitar o Estado estarão expostos na Praça Alencastro, centro de Cuiabá. O evento vai contar com a presença de empresários que investiram na ideia de receber hospedes, de artesãos que viram no comércio de souvenirs, e de pessoas que apostam na gastronomia com um atrativo irresistível para quem vem conhecer o Estado. Por este motivo, o grupo ‘Caçarola dos Chefes’ servirá um panelaço de mojica de pintado aos transeuntes. Na quinta-feira, dia 26 de setembro, a programação segue para o Sesc Arsenal, onde haverá mostra dos produtos no Bulixo. Neste dia também acontecerá uma palestra na Faculdade de Cuiabá (Fauc).

O encerramento da Semana do Turismo será na sexta-feira, 27 de setembro, também no Sesc Arsenal, com uma solenidade para autoridades do Estado e da capital ligadas ao setor. Na oportunidade, palestras e um workshop serão oferecidos, das 18h às 21h. As datas escolhidas fazem alusão ao Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro, Dia do Turismólogo, na mesma data, e Dia Estadual do Turismo, que foi escolhido em homenagem ao ex-secretário de turismo Ezequiel José Roberto, que faleceu em 2001 em um acidente com um bimotor na região de Cáceres.

bottom of page