Cateretê/Catira
De provável origem indígina, disseminada nas regiões sudeste e Estado de Goiás. É dançada em fileiras opostas e cantada, cujo nome indica origem tupi, mas que coreograficamente se mostra muito influente pelos processos de dançar catira. O cateretê é cultivado em Mato Grosso na região do Médio Araguaia.
De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e européias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e Interior de São Paulo. A coreografia é executada a maioria das vezes por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
A coreografia da Catira é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma região para outra.E uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores.